Como foi o TDC São Paulo 2016

TDC (The Developers Conference) SP 2016

A edição de São Paulo do The Developers Conference (TDC) 2016 aconteceu entre os dias 5 e 9 de Julho na Universidade Anhembi Morumbi (Vila Olímpia).

Para quem não conhece o TDC ele é dividido em trilhas e os participantes podem escolher de qual trilha participar, então ao mesmo tempo acontecem palestras de diversos temas em diversas salas diferentes. Participam do evento cerca de 15.000 pessoas durante os 5 dias de atividades.

Esse ano tive uma palestra aprovada na trilha de Realidade Virtual para falar sobre WebVR, MozVR e A-Frame.
A palestra está disponível no meu github: Link para a palestra (Agradecimento especial ao Bruno Lima por compartilhar alguns slides comigo!)

Durante todo o evento estive participando de outras trilhas e conversando com a galera para falar sobre a Mozilla, as iniciativas e as formas de participar da comunidade. Durante uma palestra no palco intitulado Lado B, aberto para a comunidade, fiz uma rápida apresentação da Mozilla para algumas pessoas que participavam ali e duas delas já me procuraram para saber mais sobre a comunidade.

Uma das coisas bacanas do TDC é a grande participação das diferentes comunidades de TI, algumas pessoas do PHPSP conversaram comigo e mostraram bastante interesse em participar da Mozilla e unir esforços entre as comunidades, tomara que desse contato acabe surgindo muita coisa bacana!

Palestra na trilha Realidade Virtual

A palestra sobre WebVR, MozVR, A-Frame e iniciativas da Mozilla na área de realidade virtual aconteceu justamente na trilha sobre Realidade Virtual. Durante todo o dia diversas empresas e pessoas diferentes palestraram falando sobre a tecnologia, os avanços dos últimos anos e ferramentas para trabalhar nessa área.

Minha palestra foi justamente sobre as iniciativas da Mozilla nessa área e as formas de participar, depois de uma breve apresentação da comunidade a palestra se resumiu da seguinte forma:

  • Comentei sobre a última BrazilJS e o conteúdo que a Mozilla levou para lá! Boa parte do que foi apresentado por lá estava ligado diretamente a VR e como nem todos os participantes da trilha eram Web Devs (e participantes da BrazilJS) foi interessante eles conhecerem o que foi apresentado;
  • Em seguida uma breve apresentação do WebVR (para quem não conhece ainda é uma API Javascript (experimental) que permite acesso a dispositivos de Realidade virtual, como o Oculus Rift ou Google Cardboard, no seu navegador);
  • Comentei sobre o time da Mozilla dedicado a esse cenário (MozVR) e os links para encontrar maiores informações sobre eles;
  • E então o A-frame e aplicações simples e práticas utilizando seus recursos. (Se você ainda não conhece o A-Frame recomendo que clique no link e veja agora mesmo do que ele é capaz!)
  • Muitas e muitas perguntas! Foi interessante ver a reação da galera com a facilidade de usar o A-Frame, durante a palestra várias pessoas pegaram o celular e começaram a testar ali mesmo se funcionava bem em seus aparelhos. Quando terminei a palestra várias perguntas surgiram sobre as capacidades do A-Frame e do WebVR e juntos fomos analisando alguns exemplos.

Resultados

Depois das várias perguntas durante e depois da palestra a galera ganhou alguns brindes da Mozilla (cordões e canetas) e durante o Coffee algumas pessoas me procuraram para continuar a conversa sobre A-Frame e conhecer mais sobre os projetos da Mozilla. Os resultados foram muito positivos e várias pessoas após a palestra demonstraram interesse em contribuir com a comunidade.

Para encerrar deixo o link para algumas fotos do evento, link da Wiki da Mozilla e alguns links sobre o The Developers Conference, WebVR, A-Frame, MozVR e etc

Links

Fotos

Felipe Do E. Santo

Fundador do Hardcódigo, Desenvolvedor Web, Professor, amante de café, usuário do Firefox OS, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *