Mozilla – MozCoffee em Jaboticabal!

Olá pessoal! O post de hoje é para apresentar um breve resumo do que rolou no primeiro encontro da comunidade da Mozilla aqui em Jaboticabal e quais os nossos planos para o futuro!

MozCoffee
MozCoffee Logo by Cosmin Stahiescu

Planejamento

Antes do evento acontecer efetivamente realizamos um planejamento e selecionamos um local. Aqui fica um agradecimento a Virtual Education que cedeu o espaço para o encontro e acolheu todo mundo por lá! Muito obrigado pela força.

Inicialmente nos preparamos para um encontro com umas 15 pessoas. Sendo que dessas 15 pessoas apenas duas conhecem a comunidade oficialmente e sabem do que se trata. A ideia principal do encontro era apresentar a comunidade, as ações, planos e tentar oficializar um grupo para realizar atividades por aqui em Jaboticabal-SP.

Antes de ir para o encontro preparei um material para apresentar a comunidade as pessoas que confirmaram presença e algumas ações que podemos realizar aqui na cidade e na região: palestras, workshops, colaborar com a tradução de conteúdo e etc.

Hora da reunião!

O evento aconteceu na sala da Virtual Education que fica dentro da incubadora de empresas de Jaboticabal, a sala acomoda tranquilo umas 20 pessoas então foi bem fácil deixar todo mundo bem confortável. Quase todas as pessoas que compareceram eram conhecidas então o bate papo rolou naturalmente e quase que automaticamente.

Combinamos de cada um levar algo, suco/refri/cerveja/café ou qualquer outra coisa para fazer a parte Coffee da reunião! hahaha Nesse molde o custo da reunião ficou muito baixo, se cada um leva algo a tendência é ter bastante coisa para o coffee e ninguém acaba gastando muito 😀

Começo do evento

Ações e temas discutidos

Eu realizei uma rápida apresentação da comunidade da Mozilla para a galera que ainda não conhecia e comentei sobre todos os pontos onde podemos contribuir (isso de maneira geral). Depois passamos a discutir de que forma uma comunidade local poderia fazer as coisas acontecerem por aqui e através de quais atividades. Algumas coisas já ficaram programadas para as próximas semanas:

  • Palestras e Workshops na cidade e na microrregião de Jaboticabal
    Nessas palestras e workshops iremos abordar temas que normalmente são utilizados na maker Party para realizar a inclusão digital e garantir que todos conheçam a web e como participar ativamente dela.
  • Palestras a distância (utilizando o apoio da Virtual Education). Surgiu a ideia de gravar algumas pequenas apresentações sobre temas diversos (web, navegadores, privacidade, segurança e etc.) e essas apresentações vão ficar disponíveis online para que todos possam assistir em qualquer horário de qualquer lugar. A ideia é incentivar o município a utilizar essas apresentações em capacitações para os professores e funcionários.
  • Encontros para promover a comunidade e planejar as ações (Mais e mais MozCoffee’s!)
  • Participação em outros projetos da Mozilla a distância (Traduções, suporte, desenvolvimento e etc.)

MozCoffee Jaboticabal

Conclusão

No evento ficou definido que vamos iniciar um clube local da Mozilla (por enquanto denominado JabukaMoz) e que vamos iniciar as atividades ainda nesse mês de Julho!

A ideia central desse clube local é apoiar a difusão do conhecimento, realizar a inclusão digital na região, discutir e debater temas relacionados a software livre, contribuir com as atividades da Mozilla de maneira geral e formar replicadores para que as demais cidades da região também tenham seus clubes.

Uma dica legal para quem planeja organizar as atividades nesse mesmo molde é tentar convidar todo tipo de pessoa de todas as áreas possíveis, a pluralidade potencializa demais o nível da discussão e realmente garante uma inclusão de todos os meios, muitas ideias legais podem surgir desses encontros e todos só tem a ganhar com isso.

É aqui da região e ficou interessado em participar? Acompanhe o blog e nossa página no facebook que em breve vamos organizar uma página só para o clube e suas atividades.

É de outra região e também gostaria de fazer algo assim? É muito fácil! Venha participar da lista da Comunidade Mozilla Brasil e saiba como você também pode ajudar a fazer do mundo um lugar melhor! 😀

Até a próxima!

Encerramento do MozCoffee

Felipe Do E. Santo

Fundador do Hardcódigo, Desenvolvedor Web, Professor, amante de café, usuário do Firefox OS, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *