HardGame 1# – Como começar um game?

Tudo certo galera?
Nada melhor que um bom projeto para começar a semana!

Durante algumas semanas vamos desenvolver juntos um game em HTML5. Nesse tempo vou passar para vocês diversos conceitos e algumas dicas de ferramentas para facilitar esse processo.
Quando pensamos em desenvolver qualquer coisa, em primeiro lugar, precisamos definir bem os requisitos e buscar os recursos. Sendo assim vamos as dicas:

1. Como será o jogo?
A etapa de planejamento é muito importante pois aqui vamos definir o conceito do jogo a ser criado. Para facilitar vamos usar uma mecânica de game já bastante utilizada, assim ganhamos tempo, pois as regras e o funcionamento do jogo já estão bem definidos. Iremos montar um jogo nos modelos do Space Invaders do Atari.
Para quem não lembra ou não conhece:
http://www.youtube.com/watch?v=FYUFN0Ed9wk

2. Onde conseguir os recursos?
Como normalmente nossos conhecimentos na parte gráfica são limitados precisamos contornar essa questão. E nada melhor que a internet para suprir essa necessidade de gráficos para o game.
Uma dica de site para esse tipo de conteúdo e com conteúdo Free é o:
http://hasgraphics.com/free-sprites/

E para o nosso game iremos utilizar os seguintes gráficos:
http://www.lostgarden.com/2005/03/download-complete-set-of-sweet-8-bit.html

Por fim para a programação do jogo propriamente dito iremos utilizar uma ferramenta para o desenvolvimento que facilita muito todo processo. Mesmo sem conhecimento técnico e de linguagens de programação qualquer pessoa pode desenvolver jogos utilizando essa ferramenta.

A ferramenta em questão é o Construct 2 (https://www.scirra.com/) a empresa fornece uma versão Free que por enquanto atende perfeitamente a nossa necessidade.
O Construct é uma ferramenta para criação de jogos no melhor estilo arraste e solte, toda a parte de programação é baseada em eventos tornando muito fácil o desenvolvimento para iniciantes e facilitando muito o trabalho dos mais experientes.
Depois do pronto o game pode ser exportado para as mais diversas plataformas incluindo Android e iOS.

Por enquanto é isso galera, na próxima semana vou apresentar melhor o Construct2 e vamos iniciar o processo de desenvolvimento.

Abraços e até a próxima!

Felipe Do E. Santo

Fundador do Hardcódigo, Desenvolvedor Web, Professor, amante de café, usuário do Firefox OS, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

2 thoughts to “HardGame 1# – Como começar um game?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *