O que rolou no II Firefox OS Game Hackathon?

E ae galera! Tudo certo com vocês?

Hoje vou fazer um breve resumo do evento que rolou nesse ultimo final de semana (26 e 27 de abril) lá em São Paulo organizado pela Telefônica Vivo e Mozilla!

10256103_10152320850656855_3981088998828307439_nObs: Sou aquele de verde bem no canto direito da foto!

Palestras

Empreendedorismo em Jogos Digitais no Brasil2014-04-26 10.20.30

A palestra tem o objetivo quebrar o velho paradigma de que jogos servem apenas para o entretenimento, mostrando os passos do empreendedorismo e os caminhos para o desenvolvimento de produtos inovadores no mercado de jogos.

Mauricio Alegretti (Malegra)


 

Desenvolvendo Jogos HTML5 com a Cocos2D2014-04-26 11.43.10

Como definir um ambiente de desenvolvimento para utilizar a Cocos2D-HTML5, apresentar conceitos principais de tal Engine e demonstrar grandes vantagens para a produção agil de um jogo que possa rodar no Firefox OS e em navegadores móveis.

Pedro Kayatt


Game Design para o Mundo Real2014-04-26 15.09.25

Tudo o que você sempre quis saber sobre Game Design, mas não encontrou um Game Designer para perguntar.

 

 

Alvaro Gabriele Rodrigues


Programando jogos para Firefox OS2014-04-26 13.57.06

Uma introdução a programação de jogos para Firefox OS. Nessa palestra vamos ver ferramentas e técnicas para a criação de jogos casuais 2D utilizando HTML5 utilizando a framework Phaser.

 

Andre Garzia


 

Sobre os palestrantes só tenho elogios! Todas as palestras foram muito bem conduzidas e com conteúdo muito relevante para quem desenvolve ou quer começar a desenvolver games.

Acabei conversando apenas com o Andre Garzia que é muito gente boa e virou a noite lá com a gente desenvolvendo os games! hahaha

Além das palestras previstas aconteceram duas participações especiais no evento, o pessoal do Click Jogos foi até lá apresentar um pouco da empresa e comentar sobre a publicação de jogos e etc. (www.clickjogos.com.br)

E entre as palestras o Roy Tzayag (play.im) comentou sobre um concurso que eles estão criando para games desenvolvidos para Web.

Toda a organização do evento está de parabéns, foi meu primeiro Hackathon e achei simplesmente sensacional como o trabalho realmente flui nesse tipo de ambiente!

Projetos desenvolvidos

A grande maioria dos projetos acabou sendo desenvolvida através do Construct 2 que normalmente utilizo aqui nos tutoriais do blog, isso mostra o potencial da ferramenta e como a galera está antenada no seu uso!

A lista dos games que foram criados durante o evento está aqui:
https://www.hackerleague.org/hackathons/ii-firefox-os-game-hackathon/hacks

Inclusive os dois games que criei em conjunto com o Marcos Morise estão disponíveis no Github como código aberto.

https://github.com/felipez3r0/runfoxrun
https://github.com/felipez3r0/alienpet

Premiação

No final o game Run Fox Run acabou ficando em 4º lugar geral e levei essa miniatura irada pra casa:

2014-04-28 13.13.43

Agora é só esperar os próximos eventos e aproveitar pra estudar e aperfeiçoar todos os conceitos que pegamos nesses dias de desenvolvimento!

No sábado vou lançar um vídeo no canal comentando sobre o desenvolvimento do game Run Fox Run e falando um pouco sobre minhas primeiras impressões com o Firefox OS! Até lá!

Felipe Do E. Santo

Fundador do Hardcódigo, Desenvolvedor Web, Professor, amante de café, usuário do Firefox OS, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *