HardGame 4# – Disparos e inimigos

Tudo certo galera?
Vamos trabalhar mais um pouco no nosso game?
Para quem não acompanhou o último tutorial segue o link:
http://hardcodigo.com.br/hardgame-3-comecando-o-desenvolvimento-do-game/

Hoje vamos adicionar os disparos na nossa nave e os inimigos se movendo na tela.

1. Disparos
Para adicionar os disparos vamos criar um novo objeto do lado de fora da nossa tela. Esse objeto será do tipo Sprite e seu nome será “Disparo”.
Vamos utilizar a seguinte imagem para representar os disparos da nossa nave:
disparoAssim que criamos o objeto vamos adicionar no Behavior dele a propriedade Bullet.
Nessa propriedade vamos marcar a opção Set angle como No. A opção Speed vamos alterar para 200 e a opção Aceleration para 10. Vamos ajustar também a propriedade Angle do objeto mudamos para 270.
print_space2_1
Depois de adicionar a propriedade vamos acertar o ponto de disparo na nossa nave, clicamos com o botão direito sobre a nave e acessamos a opção Edit Animations.  Clicando na ferramenta Set Origin posicionamos o local de onde os disparos vão partir.

print_space2_2
Nessa tela vamos criar um novo ponto, clicamos no ícone do botão + e em seguida posicionamos na ponta da nave, de onde os disparos irão partir.
print_space2_3Uma configuração importante no ponto de disparo é aplicar o mesmo a toda a animação:
print_space2_4
Depois de selecionar o ponto de disparo vamos configurar a tecla “cima” para realizar a ação e ajustaremos para evitar disparos excessivos.

O evento fica assim:
print_space2_6Na imagem vamos citar os 3 principais pontos. Em primeiro lugar vamos criar uma variável com o nome de disparo. Para isso clicamos com o botão direito e selecionamos Add global variable essa variável vai controlar o disparo para evitar disparos excessivos. As variáveis globais podem e vão ser usadas para vários outros fins, entre eles, criação de placar, controle de inimigos e etc.

Logo em seguida vamos criar nosso evento, para isso trabalharemos com duas condições, a primeira delas é que a tecla “cima” tenha sido pressionada. Para adicionar uma segunda Condição clicamos com o botão direito sobre o evento e selecionamos Add > Add another condiction (C). Essa segunda condição serve para verificar qual o valor da variável global disparo, se ela for igual a 0 a ação ocorre.

Na terceira parte criamos o disparo selecionando a opção Jogador e através dela criando a opção de Spaw another object
print_space2_5
E no image point vamos selecionar o image point 1 que é o ponto que criamos na nave logo no começo do tutorial. Isso irá fazer o objeto disparo ser criado a partir do ponto que definimos anteriormente. Logo em seguida alteramos a variável disparo para 1, em seguida aguardamos 1 segundo e voltamos o valor dela para 0. Isso vai criar um intervalo de 1 segundo entre cada disparo. Assim evitamos que o excesso de disparos comprometa a dificuldade do jogo.
Agora é só testar e ver a nossa nave realizando os disparos!

2. Inimigos
Agora vamos criar um inimigo e configurar o seu movimento, para isso iremos utilizar a seguinte imagem:inimigoA animação será configurada assim como fizemos na nave, importaremos a animação e deixamos configurado para repetir (Em caso de duvidas no tutorial anterior a explicação sobre a parte de animação pode facilitar agora).
Depois vamos adicionar as propriedades Behaviors do objeto inimigo. A velocidade ajustamos para 200, mas fica a seu critério a velocidade ideal.
print_space2_7O Behavior Sine é utilizado para movimentar o inimigo de um lado para o outro. Alteramos o Period para 8 para reduzir a velocidade do inimigo, a Magnitude deixamos em 200 assim ele deve se movimentar por toda a tela.

E encerramos por aqui o tutorial da semana, na semana que vem vamos configurar o inimigo para ser destruído ao ser atingido pelos disparos, vamos configurar mais alguns inimigos e iniciar a criação do nosso placar. Para realizar o download o .capx atualizado: https://www.dropbox.com/s/m5t4rqgdg1cuxeh/space-invaders.capx

Até semana que vem pessoal!

Felipe Do E. Santo

Fundador do Hardcódigo, Desenvolvedor Web, Professor, amante de café, usuário do Firefox OS, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

Um comentário em “HardGame 4# – Disparos e inimigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *