Hardgame #8 – Imunidade e sons | Game HTML5

Tudo certo pessoal?
Vamos adicionar mais alguns recursos ao nosso game HTML5?
Na semana passada criamos um sistema de vidas para o game e agora vamos imunizar o jogador durante alguns segundos para ele não perder 2 vidas em seguida. Hoje também vamos conhecer o sistema de sons do Construct 2 para dar uma incrementada no game!


Para quem não viu o último tutorial:
http://hardcodigo.com.br/hardgame-7-vidas-e-game-over-construct-2/

1. Imunidade por 2 segundos
Normalmente em games como o nosso o jogador ao ser atingido e perder uma vida fica alguns segundos piscando e nesse momento ele não pode ser atingido por disparos inimigos. Vamos criar essa regra em nosso game apenas utilizando o Event Sheet do Jogo e criando uma nova animação para a nave.

Primeiro vamos montar a animação, para isso selecione a nave e com o botão direito acesse as animações. Clique sobre a animação Default e depois clique em Duplicate. Isso vai criar uma nova animação com as mesmas imagens e regras da animação anterior.
Vamos apagar a imagem do meio para simular a piscada da nave e deve ficar assim:
Animação da nave do jogador
Agora vamos ajustar o Event Sheet para impedir a morte do jogador e deixa-lo piscando por 2 segundos. Primeiro criamos uma variável com o nome de imunidade e deixamos seu valor como zero, ela vai ser a checagem para imunizar o jogador contra os disparos. O Event Sheet do jogo fica assim:
Event Sheet Jogo

Com isso o jogador vai ficar imune durante 2 segundos assim ele não corre o risco de perder duas vidas seguidas.

2. Sons
Para trabalhar com efeitos sonoros o Construct recomenda alguns tipos de arquivos como o Wav, Ogg, Flac, M4a. Pela internet é possível encontrar uma dezena de sons Wav para utilizarmos em nosso jogo. Vamos primeiro de tudo adicionar o objeto Audio ao game, ele é quem gerencia os sons que vamos utilizar.
Para o som do disparo utilizei o seguinte arquivo: Disparo laser

Para importar o som clique sobre a pasta Sound do lado direito e selecione o arquivo, assim que ele carregar o arquivo vamos montar o Event Sheet para ativar o som:
Event Sheet com Som

Por hoje é só pessoal, o nosso game já está com o seu primeiro som e com imunidade ao jogador. Na semana que vem vamos criar uma rotina para carregar mais inimigos e continuar o jogo.

Link para download do projeto: https://www.dropbox.com/s/uyvomua34j0ufww/space-invaders_aula_8.capx

Até semana que vem!

Publicado por

Felipe Do E. Santo

Professor, Mozilla Tech Speaker, Mozilla Rep, Desenvolvedor Web e Gamer nas horas vagas.

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