Beleza galera?
Hora de continuar nosso game Space Invaders com o Construct 2 e HTML5.
Na ultima semana configuramos os disparos inimigos e a destruição da nave do jogador, agora é hora de criar uma página de Game over e configurarmos 3 vidas para o jogador.
Para quem não viu o ultimo tutorial segue o link:
http://hardcodigo.com.br/hardgame-6-disparos-inimigos/
1. Adicionando as vidas
Primeiro vamos adicionar os objetos Text para exibir as vidas. Criamos o objeto na parte de baixo da tela e vamos usar o nome de vidas.
Depois de adicionar os objetos que vão exibir os valores das vidas vamos definir no Event Sheet do Jogo a variável global que armazena a quantidade de vidas, em seguida ao destruir a nave vamos reduzir as vidas e em seguida recriar a nave do jogador. O Construct 2 oferece algumas facilidades para gerenciar variáveis e controlar os objetos.
O evento System > Create Object serve para reiniciar a nave do jogador. Por enquanto as vidas acabam mas o jogo continua, agora é hora de jogar para a tela de game over e reiniciar as vidas e os pontos!
2. Game Over
Para criar a tela de game over vamos criar um novo layout e colocar nele o nome de Game over nessa tela vamos jogar um texto no meio da página avisando sobre o game over e zerar as variáveis de vidas e pontos. Além disso adicionamos um objeto do tipo button para retornar a primeira tela do jogo e o usuário recomeçar:
E agora ajustamos o jogo para ir para a tela de Game over assim que as vidas chegarem a zero, além disso criamos o código do botão recomeçar o jogo para voltar ao primeiro layout assim como o evento que vai para a tela do Game over.
Event Sheet Game over
Event Sheet Jogo
Com isso o game vai terminar assim que o jogador perder 3 vidas. E na tela de game over ele pode recomeçar o jogo. Na semana que vem vamos criar um sistema para dar imunidade ao jogador durante alguns segundos e começar a trabalhar com sons.
Para download do .capx:
https://www.dropbox.com/s/b5wpmnk8h45ovr3/space-invaders_aula_7.capx
Qualquer dúvida ou sugestão é só utilizar os comentários!
Até semana que vem galera!
qual o sistema completo para o jogador perder as vidas ?
Olá natacha,
Se você observar a segunda imagem do post na ação de colisão do jogador com o disparo estão as ações para o sistema de vidas.
Ele irá subtrair uma vida a cada colisão.