Hardgame #7 – Vidas e game over | Construct 2

Beleza galera?
Hora de continuar nosso game Space Invaders com o Construct 2 e HTML5.
Na ultima semana configuramos os disparos inimigos e a destruição da nave do jogador, agora é hora de criar uma página de Game over e configurarmos 3 vidas para o jogador.

Para quem não viu o ultimo tutorial segue o link:
http://hardcodigo.com.br/hardgame-6-disparos-inimigos/

1. Adicionando as vidas

Primeiro vamos adicionar os objetos Text para exibir as vidas. Criamos o objeto na parte de baixo da tela e vamos usar o nome de vidas.
Texto de vidas no rodapé - Construct 2
Depois de adicionar os objetos que vão exibir os valores das vidas vamos definir no Event Sheet do Jogo a variável global que armazena a quantidade de vidas, em seguida ao destruir a nave vamos reduzir as vidas e em seguida recriar a nave do jogador. O Construct 2 oferece algumas facilidades para gerenciar variáveis e controlar os objetos.

Event sheet removendo vidas -  Construct 2
O evento System > Create Object serve para reiniciar a nave do jogador. Por enquanto as vidas acabam mas o jogo continua, agora é hora de jogar para a tela de game over e reiniciar as vidas e os pontos!

2. Game Over
Para criar a tela de game over vamos criar um novo layout e colocar nele o nome de Game over nessa tela vamos jogar um texto no meio da página avisando sobre o game over e zerar as variáveis de vidas e pontos. Além disso adicionamos um objeto do tipo button para retornar a primeira tela do jogo e o usuário recomeçar:
Tela de game over - Construct 2
E agora ajustamos o jogo para ir para a tela de Game over assim que as vidas chegarem a zero, além disso criamos o código do botão recomeçar o jogo para voltar ao primeiro layout assim como o evento que vai para a tela do Game over.

Event Sheet Game over
Event Sheet Game over - Construct 2
Event Sheet Jogo
Event Sheet Jogo - Construct 2
Com isso o game vai terminar assim que o jogador perder 3 vidas. E na tela de game over ele pode recomeçar o jogo. Na semana que vem vamos criar um sistema para dar imunidade ao jogador durante alguns segundos e começar a trabalhar com sons.

Para download do .capx:
https://www.dropbox.com/s/b5wpmnk8h45ovr3/space-invaders_aula_7.capx

Qualquer dúvida ou sugestão é só utilizar os comentários!
Até semana que vem galera!

Publicado por

Felipe Do E. Santo

Professor, Mozilla Tech Speaker, Mozilla Rep, Desenvolvedor Web e Gamer nas horas vagas.

3 comentários em “Hardgame #7 – Vidas e game over | Construct 2”

    1. Olá natacha,

      Se você observar a segunda imagem do post na ação de colisão do jogador com o disparo estão as ações para o sistema de vidas.
      Ele irá subtrair uma vida a cada colisão.

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