Hardgame #6 – Disparos inimigos

Mais um Hardgame no ar galera!
Semana passada desenvolvemos o placar e a destruição dos inimigos, hoje vamos ver como configurar os disparos inimigos e esses disparos destruírem a nave do jogador.
Vamos lá?

1. Inimigos disparando aleatoriamente
Vamos criar uma nova imagem para representar os disparos dos inimigos.
Aqui eu usei a seguinte imagem:
disparo_inimigoE assim como no outro disparo vamos ajustar as propriedades e os Behaviors.print_space4_1Ajustamos o ângulo do disparo para que eles sigam em direção a nave do jogador.
Em seguida vamos ajustar o EventSheet do Jogo para configurar aleatoriamente os disparos.

print_space4_2Para os eventos aleatórios vamos usar o evento Pick a random Instance do objeto System.
Além disso vamos definir um evento adicional que força o disparo a cada 2 segundos.
Em seguida isso dispara o objeto disparo_inimigo na direção do jogador.

2. Configurando a colisão dos disparos inimigos
Agora, assim como configuramos a colisão com a nave dos inimigos, vamos configurar a colisão com a nave do jogador. Os eventos são praticamente iguais:
print_space4_3
Feito isso galera, a nave do jogador também será destruída ao ser atingida por disparos inimigos.
Podemos ainda configurar para os disparos se destruírem durante a colisão:
print_space4_4
E por hoje é só! Na semana que vem vamos criar um sistema de vidas e uma tela de game over exibindo o placar! Estamos quase finalizando o game e depois vamos conhecer a parte de som do Construct2!

Para download do .capx com o projeto:
https://www.dropbox.com/s/dp8okmq8sh3v3vv/space-invaders_aula_5.capx

Até a próxima! Dúvidas ou comentários fiquem a vontade para escrever logo abaixo!

Publicado por

Felipe Do E. Santo

Professor, Mozilla Tech Speaker, Mozilla Rep, Desenvolvedor Web e Gamer nas horas vagas.

Um comentário em “Hardgame #6 – Disparos inimigos”

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