Tudo bom galera?
No tutorial da semana vamos falar sobre uma importante ferramenta quando queremos trabalhar SEO em nosso site/blog. Encontrar as ferramentas certas é a diferença entre o sucesso e o fracasso do SEO. Então hoje vou apresentar para vocês o Google Trends.
1. Google Trends e dicas de SEO
O que é?
Em resumo o Google Trends é uma ferramenta que permite você buscar por qualquer palavra, termo ou frase e visualizar o volume de buscas em relação ao histórico de tempo ou de outros termos de busca. É importante entender que você não visualiza a quantidade de indivíduos que realizaram buscas por aquele termo e sim a popularidade daquele termo em determinado período.
Como podemos usar?
Algumas utilidades do Google Trends que podemos aplicar em SEO no dia a dia são:
– Busca de Keywords
A busca por keywords pode ajudar a definir o conteúdo do seu site, otimizando as palavras que você utiliza no corpo do seu texto, em suas postagens, links, description e seu conteúdo de maneira geral. Se você deseja ser encontrado na Web é muito importante que você tenha conteúdo relevante e que esse conteúdo chegue até o usuário através da busca pelos termos chaves que você definir. Por exemplo a consulta por termos de desenvolvimento leva a uma importância muito grande para SQL se você tem um blog ou site de tecnologia talvez seja hora de pensar em conteúdo voltado para essa massa que busca por termos relacionados a SQL, gerar conteúdo relevante é fundamental para o SEO.
– Monitoramento de marca e da industria
Com o Trends podemos comparar termos de busca como o nome de nosso concorrente e visualizar como andam as buscas dele. Podemos monitorar as nossas buscas e comparar os gráficos para saber como estamos e o que será preciso para alcançar ou para manter nossa marca na liderança.
– Análise de sentimento
Ao realizar algumas pesquisas você irá notar que certos termos vem acompanhados de letras, essas letras representam notícias e acontecimentos naquela época que podem ter causado um certo salto ou queda no gráfico. Por exemplo uma notícia de um novo produto ou de uma grande insatisfação com um produto pode aumentar consideravelmente as buscas e através dessas dicas é possível medir qual o sentimento em relação ao termo buscado naquele momento em particular
– Busca de tendências
Você pode usar o Trends para descobrir o que está em alta no seu segmento ou até mesmo no geral. Queremos criar um viral, o que compensa mais? Gangnam Style ou Harlem Shake?
Ao comparar os dois termos você consegue estimar qual está sendo mais buscado pelos usuários e selecionar qual a melhor tendência a seguir.
– Idéias para conteúdo
As vezes pesquisando por termos no Trends vamos visualizar termos relacionados e idéias acabam surgindo para gerar conteúdo para o blog/site. Volto a dizer que conteúdo exclusivo e relevante é a melhor ferramenta de SEO que existe.
Existem várias outras utilidades para o Trends, fora isso tudo as vezes é legal simplesmente visualizar as buscas em outros países ou determinadas datas apenas por diversão.
Agora mãos a obra!
Vamos utilizar o Trends e dar aquela trabalhada no SEO do nosso site ou blog para alavancar as nossas visitas e conversões!
Até semana que vem pessoal!